loading... 
Rectangle

Nestlé Business Services Lisbon Um Centro de Serviços Nestlé onde cabem vários Mundo

Certa vez Peter Drucker, um pioneiro na área da Gestão, disse que “as pessoas têm uma tendência perversa de se comportarem como seres humanos”. Essa frase simplesmente quer dizer que não somos máquinas e consequentemente não existe um manual de como lidar com as pessoas. Cada pessoa representa um mundo próprio, que é um reflexo da sua própria cultura, experiências pessoais e perfil. Tamanha singularidade no ambiente de trabalho, exige que as empresas estejam preparadas e consigam trabalhar de forma eficaz com equipas e personalidades diversas, integrando e gerindo todos os “mundos”.


A Nestlé Business Services Lisbon (NBS Lisbon), é uma empresa do Grupo Nestlé, que presta diferentes serviços a várias Nestlé espalhadas pelo mundo e que é um excelente exemplo da diversidade e inclusão e do encontro de diferentes mundos em contexto empresarial. A NBS Lisbon completou 5 anos em maio, sendo o mais recente negócio da Nestlé em Portugal, que em breve completará 100 anos no país.


Em NBS Lisbon temos mais de 400 colaboradores que provêm de mais de 30 nacionalidades diferentes, com uma predominância do género feminino que representa mais de 60% da nossa equipa. Este enfoque na igualdade de géneros não está apenas refletido no número total de colaboradores, mas também na igualdade de oportunidades e nas funções desempenhadas e na igualdade remuneratória, sendo também representativa nos cargos estratégicos e de direção. Este resultado é fruto de um valor que enaltecemos desde a fundação da empresa, o respeito por nós próprios e pelos outros. Todas estas pessoas com as suas diferenças de género, diferentes backgrounds, diferenças culturais, diferenças de faixa etária, diferenças de raça, diferenças de preferência sexual ou de capacidades, têm o seu próprio mundo que é influenciado por todos estes fatores.


Esta diversidade e inclusão é vista por NBS Lisbon como essencial para o sucesso do nosso negócio e, consequentemente, para o sucesso e desenvolvimento dos nossos talentos internamente. Em NBS Lisbon, a diversidade faz realmente parte do nosso dia-a-dia, não só pela riqueza das diferenças nas nossas equipas mas também porque no nosso contexto diário lidamos com muitos mercados e pessoas, construindo pontes entre estes diferentes mundos a uma escala global. Trabalhamos todos os dias para sermos reconhecidos pela nossa diversidade, conhecimento, pensamento agile, inovação, serviço ao cliente e credibilidade.


Sabemos que equipas multiculturais podem atingir um desempenho altíssimo ou muito baixo, dependendo da interação
e comunicação entre as equipas. Quando se trata de mundos diferentes, muitas vezes uma única frase pode causar ruídos
na comunicação e consequentemente problemas de desempenho. Para evitar este tipo de situação e valorizar a diversidade
e inclusão, as empresas precisam de promover e esclarecer pontos cruciais para a intersecção destes mundos.


Uma das palavras-chave para essa interação ser eficiente é Empatia. A Visão Empática é chave para a diversidade e inclusão, pois baseia-se em reconhecer, aceitar e lidar com as diferenças. Quando esta característica é trabalhada por toda a organização, ela é naturalmente feita por todos os colaboradores. Recentemente, tivemos que adaptar as nossas reuniões híbridas para que colaboradores com necessidades especiais de audição pudessem participar. Inicialmente utilizar a função “transcription”
na ferramenta Teams era algo pouco usual; atualmente, os próprios colaboradores entenderam que este é um hábito basilar para a integração destes colaboradores com necessidades especiais, fomentando que as necessidades individuais não sejam esquecidas entre todos, mantendo uma harmonia entre todos os mundos.


Além da Empatia, consideramos também muito importante o foco no que hoje chamamos de Escuta Corporativa. Se efetivamente as pessoas não são máquinas, não podemos avaliar o clima organizacional apenas com métricas e KPI’s (indicadores). É necessário ouvir e entender como a integração e inclusão das pessoas está a ser feita, pois este processo é contínuo e apenas através desta escuta é que temos a certeza de que quando consideramos e celebramos as nossas semelhanças e diferenças, estamos
a trabalhar para um amanhã melhor.


No nosso mundo, todos os outros mundos são bem-vindos, pois sabemos que unicamente através da diversidade e inclusão conseguiremos alcançar um ambiente corporativo humanizado, criativo e inovador.


Todos os mundos são bem-vindos na Nestlé porque eles formam o nosso mundo!

 

4ENGENHEIRAS POR UM DIA

4A INSPIRING GIRLS CHEGOU A PORTUGAL

4 NESTLÉ BUSINESS SERVICES LISBON UM CENTRO DE SERVIÇOS NESTLÉ ONDE CABEM VÁRIOS MUNDO

4 REVISTA DA ORDEM DOS ENGENHEIROS COM “IGUALDADE DE GÉNERO”

4 SUGESTÃO DE LEITURA: LIDERANÇA NO FEMININO E MASCULINO

4 Especialização em Igualdade de género duas propostas formativas da APEE

4 8.ª GRANDE CONFERÊNCIA DE LIDERANÇA FEMININA

4 MOOC TÉCNICO: MULHERES EM CTEM UM MOOC PARA EDUCADORES/AS

4 Programas de Ocupação de Tempos Livres para todas as idades

4vai AContecer

4voltar ao início

 

4 CITE CELEBROU 43.º ANIVERSÁRIO COM APRESENTAÇÃO DO BALCÃO DE SERVIÇOS

Todos os artigos

 Not cias,09 22,newslette
 
twitter facebook linkedin