Plano de formação 2018 | 5 temas para saber
O plano de formação integra 10 ações de formação, que visam dar resposta
a necessidades identificadas em 5 temas considerados relevantes para
a generalidade das organizações membros do Fórum iGen, tendo em vista
uma maior harmonização do nível de informação detido sobre estas temáticas
e a redução do período de integração das novas organizações.
OBJETIVOS, CONTEÚDOS & RECURSOS
T1 Remunerações e avaliação de postos de trabalho sem enviesamentos de género | Heloísa Perista
Objetivos
- Sensibilizar para a importância de uma avaliação dos postos de trabalho que potencie a eliminação das diferenças salariais em função do género.
- Analisar, de forma detalhada, uma metodologia para avaliação dos postos de trabalho sem enviesamentos de género: o método analítico por pontos.
Conteúdos
- Princípios-chave sobre igualdade salarial entre mulheres e homens no quadro normativo.
- A persistência da desigualdade salarial entre mulheres e homens em Portugal, e respetivas causas.
- Vantagens da igualdade salarial entre mulheres e homens.
- O método analítico por pontos que, com base numa avaliação dos postos de trabalho sem enviesamentos de género, permite estimar as diferenças salariais entre postos de trabalho do mesmo valor e definir os ajustamentos necessários.
Recursos
Na utilização destes materiais deve obrigatoriamente fazer-se referência à respetiva fonte.
T2 Recrutamento & seleção; avaliação de desempenho e desenvolvimento de carreiras | Sara Falcão Casaca
Objetivos
- Sensibilizar para a importância de processos de recrutamento, seleção e avaliação de desempenho isentos de enviesamentos em função do género.
- Potenciar a reflexão crítica sobre as práticas de discriminação indireta e as principais barreiras à progressão profissional das mulheres.
- Analisar casos práticos e identificar boas práticas nestes domínios.
Conteúdos
- O Recrutamento e a Seleção: como garantir a efetividade da igualdade de oportunidades e de tratamento.
- Enviesamentos em função do género e discriminação indireta nos processos de recrutamento e seleção e de avaliação de desempenho.
- Progressão profissional: barreiras à igualdade entre mulheres homens.
- Abordagens e metodologias de apoio à superação dessas barreiras.
- Casos práticos.
Recursos
- Seleção & Recrutamento Avaliação de desempenho e Desenvolvimento de carreiras | Sara Falcão Casaca (PDF)
- Handbook on Gender and Organizational Change | Sara Falcão Casaca, Johanne Lortie (PDF)
- Parecer n.º 10/CITE/91 (PDF)
Na utilização destes materiais deve obrigatoriamente fazer-se referência à respetiva fonte.
T3 Articulação entre a vida profissional, familiar e pessoal; proteção da parentalidade; assistência à família | Heloísa Perista
Objetivos
- Refletir sobre o papel das entidades empregadoras na facilitação da articulação do trabalho pago com a vida pessoal e familiar, com base numa abordagem dos usos do tempo de mulheres e de homens.
Conteúdos
- Articulação entre a vida profissional, familiar e pessoal, proteção da parentalidade e assistência à família: uma abordagem com base nos usos do tempo de mulheres e de homens.
- Dinâmica de Grupo: como promover a articulação / atenuar o conflito trabalho – família?
Recursos
- Uma abordagem na perspetiva dos usos do tempo de mulheres e de homens | Heloísa Perista (PDF)
- Poema Calçada de Carriche | António Gedeão (PDF)
Na utilização destes materiais deve obrigatoriamente fazer-se referência à respetiva fonte.
T4 Comunicação e linguagem | Sara Falcão Casaca
Objetivos
- Clarificar conceitos-chave.
- Desenvolver o sentido crítico sobre a relação entre uma linguagem não inclusiva e a perpetuação de estereótipos de género.
- Sensibilizar para a importância de uma linguagem inclusiva de mulheres e de homens.
- Reconhecer a invisibilidade das mulheres na linguagem como obstáculo à igualdade de género.
Conteúdos
- Conceptualização: os principais conceitos de uma agenda para a igualdade nas empresas/organizações (sexo, género, igualdade, equidade, diversidade, diferença, desigualdade, discriminações múltiplas/interseccionalidade; discriminação direta e indireta…).
- Vencer os estereótipos de género e construir a igualdade entre mulheres e homens através de linguagem/comunicação inclusiva.
- Dinâmica de grupo: análise de textos e de imagens e respetiva adaptação a uma linguagem/comunicação inclusiva.
Recursos
- Comunicação e linguagem inclusiva | Sara Falcão Casaca (PDF)
- Anúncios de oferta de emprego x Igualdade de género | CITE (PDF)
- Guia para uma Linguagem Promotora da Igualdade entre Mulheres e Homens na Administração Pública | Graça Abranches (PDF)
Na utilização destes materiais deve obrigatoriamente fazer-se referência à respetiva fonte.
T5 Apoio à conceção de planos para a igualdade e sua monitorização | Sara Falcão Casaca
Objetivos
- Apoiar a conceção de planos para a igualdade entre mulheres e homens, numa perspetiva de integração, coerência, operacionalização e sustentabilidade.
Conteúdos
- O que é um Plano para a Igualdade entre Mulheres e Homens?
- A contextualização do Plano para a Igualdade no processo de mudança/desenvolvimento organizacional.
- Passos e alicerces para o desenvolvimento de um Plano.
- A operacionalização e do Plano: medidas, objetivos SMART, indicadores quantitativos e qualitativos.
- A execução, a monitorização e o acompanhamento do Plano: coordenação, monitorização, follow-up e avaliação (final).
Recursos
- Apoio à conceção de planos para a igualdade e sua monitorização | Sara Falcão Casaca (PDF)
- Plano para a Igualdade de género | Sara Falcão Casaca (PDF)
- A manual for gender audit facilitators | International Labour Office (PDF)
- Projeto Igualdade de Género nas Empresas – Break Even – Guia para a promoção da igualdade entre mulheres e homens | Sara Falcão Casaca, Heloísa Perista, Anália Torres, Catarina Correia, Eudelina Quintal, Patrícia São João (PDF)
- Estudo de caso – Empresa VALDESOL | Sara Falcão Casaca (PDF)
- Exercício prático – Empresa VALDESOL | Sara Falcão Casava (PDF)
- Handbook on Gender and Organizational Change | Sara Falcão Casaca, Johanne Lortie (PDF)
Na utilização destes materiais deve obrigatoriamente fazer-se referência à respetiva fonte.