Skip to main content

Lançamento do livro
O Longo Caminho para a Igualdade. Mulheres e Homens no Século XXI
o primeiro livro publicado pelo iGen numa parceria
com a editora Imprensa Nacional

Da autoria da dupla Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada (texto) e de Susana Carvalhinhos (ilustrações)

Assista aqui ao lançamento que será realizado online no próximo

dia 8 de março, no Dia Internacional da Mulher, a partir das 16h30

Porque todas as pessoas podem escolher a profissão que quiserem, porque todas as escolhas são válidas e porque todos, desde pequeninos, devemos acreditar nos nossos sonhos, o iGen — Fórum Organizações para a Igualdade teve a ideia de publicar O Longo Caminho para a Igualdade. Mulheres e Homens no século XXI. O objetivo: através das personagens desta história (Luís, Duarte, Maria e Luísa) sensibilizar os mais novos para as questões de género e incitá-los a descobrir que têm a capacidade de escolher livremente a profissão que querem ter. O texto é da dupla Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, as ilustrações de Susana Carvalhinhos, a edição é da Imprensa Nacional em parceria com o iGen.

Este é um livro dedicado aos mais jovens, mas que os adultos devem ler também!

«Serás livre para poder escolher a tua profissão, mas também poderás ser pai ou mãe e trabalhar, receber um ordenado, vais ser feliz a fazer o que gostas, e saberás que todas as Pessoas merecem as mesmas oportunidades. Vais pilotar um avião, se quiseres! Ou vais ser cientista, atleta, governante, astronauta… Se as tuas capacidades são o que mais importa, então não há metas para os teus sonhos, e a Lua pode não ser o teu limite!»

Mensagem do iGen in O Longo Caminho para a Igualdade. Mulheres e Homens no século XXI.

As autoras

Ana Maria Magalhães

Ana Maria Magalhães nasceu em 1946, em Lisboa. Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi desde 1969 professora de Português e História no Ensino Preparatório e manteve uma carreira docente muito ativa (participou, por exemplo, na Reforma do Sistema Educativo entre 1989 e 1991, e, mais tarde, realizou um estudo sobre os jovens e a leitura para o Instituto de Inovação Educacional).

Tornou-se escritora de livros infantojuvenis em 1982, ano em que foi inaugurada a coleção Uma Aventura, que escreve até hoje em parceria com Isabel Alçada, com quem assina outras coleções e livros didáticos.

Isabel Alçada

Isabel Alçada nasceu em 1950, em Lisboa.

É licenciada em Filosofia pela Universidade de Lisboa, tem Mestrado em Sociologia da Educação pela Universidade de Boston e Doutoramento em Educação e Literacia pela Universidade Nova de Lisboa. Em 1976, iniciou a carreira docente como professora de Português e História do 2.º ciclo. A paixão pela educação reflete-se em diversas atividades (em 1995, por exemplo, coordenou o grupo de trabalho que concebeu a rede de bibliotecas escolares e, de 2006 a 2009, foi comissária do Plano Nacional de Leitura). Entre 2009 e 2011, foi Ministra da Educação. Tornou-se escritora de livros infantojuvenis em 1982, ano em que foi inaugurada a coleção Uma Aventura, que escreve até hoje em parceria com Ana Maria Magalhães, com quem assina outras coleções e livros didáticos.

 ‎

Susana Carvalhinhos

Susana Carvalhinhos nasceu, em 1981, em Lisboa. Portugal, Japão, Suíça, Estados Unidos e Brasil são alguns dos países para os quais teve oportunidade de trabalhar. Além das suas ilustrações, faz incursões em banda desenhada e azulejaria. Entre diversas e felizes colaborações, destacam-se o Museu da Marioneta, o Pato Lógico, a Imprensa Nacional, o Diário de Notícias, a Time Out, a APCC, a Conserveira de Lisboa, a Qinged Wheel e a Paez.